quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

"Naufrágio"



Um capitão ainda bastante jovem, tinha acabado de se formar na escola de oficiais da marinha e estava servindo num grande navio de guerra - A nau capitânia.

Sua frota estava fazendo exercícios num arquipélago, em meio a milhares de ilhas. Eles já estavam chegando no final do dia, o tempo estava péssimo, com névoa densa e a visibilidade, muito ruim. Essa nau capitânia transportava o almirante que estava comandando os exercícios e o oficial que estava servindo no posto de comando.

Num certo momento o vigia contou para o comandante que havia uma luz piscando do lado direito. O comandante perguntou se a luz estava constante ou em movimento.

Se tivesse constante, estaria numa rota de colisão com o navio. O vigia confirmou que a luz estava parada e num curso de colisão.

O comandante mandou uma mensagem diretamente para o suposto navio informando que estava num curso de colisão e que seria necessário mudar o curso em 20°, imediatamente.

A seguinte mensagem voltou: - " É melhor vocês mudarem seu percurso imediatamente".

O capitão pensou que a tripulação do outro navio não sabia quem ele era e transmitiu outra mensagem: - " Eu sou um capitão, favor mude seu percurso em 20° ".

Voltou uma outra mensagem: - " Eu sou marinheiro de segunda classe Senhor, favor mude seu percurso, senhor."

O comandante ficou enfurecido e enviou sua mensagem final: - "Somos a nau capitânia da frota. Não podemos manobrar tão rápido. Mude seu percurso imediatamente em 20°. Isto é uma ordem!"

Então foi esta mensagem que retornou; - " Senhor, somos um farol ".

Só quando entendeu o que estava acontecendo, o comandante mudou de curso.

Esta estória nos mostra como as pessoas, principalmente, líderes ficam preso aos conceitos sobre a vida... aos cargos que ocupam sem enxergarem as coisas como realmente são...

Nenhum comentário:

Postar um comentário